Trabalhos 2023

Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal Amarela colocada no átrio de entrada da ESMF e alguns dos alunos que participaram na sua construção

Símbolos FSC e Tetrapak:

Destaque da utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e do símbolo FSC

Pormenor da árvore:

“A Nossa Árvore de Natal é Amarela”<br/>(Árvore Amarela da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes)

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Foto 4 -Preparação das embalagens tetra pak da compal
Foto 9 - Produção dos efeitos para a decoração da árvore
Foto14 - Árvore Completa, decorando a base com uma embalagem Compal e informação de modo simular um ecoponto amarelo.

Memória descritiva:

INTRODUÇÃO
Após um brainstorming com a ajuda de uma colega de Educação Visual, perante as embalagens de Compal recolhidas pelos alunos de algumas turmas dos 6º e 8º anos foi elaborado um esquema do modelo de árvore de Natal a construir.
O trabalho foi desenvolvido durante o mês de dezembro, o que tendo em conta que nesta altura do ano existem muitas atividades na escola, tornou mais difícil a sua concretização, mas com o empenho e dedicação dos alunos e dos professores a tarefa foi cumprida.
MATERIAL UTILIZADOS
▪ Embalagens tetra pack da marca Compal e outras
▪ Embalagem de cartão das resmas de papel (reutilizado)
▪ Papel autocolante de cor amarela
▪ Fios de embrulho (reutilizado)
▪ Cartão (reutilizado)
▪ Símbolos fotocopiados (Protege o que é bom, FSC, Compal, EcoEscolas)
▪ Informação sobre Ecoponto Amarelo (fotocópia)
▪ Tinta Spray amarela
▪ Cola
▪ Tesouras
METODOLOGIA
▪ Recolha das embalagens tetra pack da marca Compal
(recolhidos nos caixotes do lixo e nos ecopontos existentes na Escola, durante um dia)
▪ Preparação das embalagens tetra pak Compal
o Limpeza
o Recorte das embalagens adequando à montagem pretendida.
▪ Preparação da base da árvore de natal usando uma caixa de cartão das resmas de papel da reprografia da escola
o Caixa forrada com papel autocolante amarelo e onde foi colocada a informação sobre a função do Ecoponto amarelo, simbolizando ela própria um Ecoponto.
▪ Colagem das embalagens a partir da base de modo a obter uma pirâmide
▪ Pintura com o Spray amarelo
▪ Recorte de círculos e estrelas usando restos de embalagens de tetra pack da Compal e outras
▪ Construção de fita decorativa usando o fio de embrulho e os materiais recortados
A pintura com o Spray foi feita pelos professores no exterior.
INTERVENIENTES
Na construção da Árvore de Natal Amarela participaram os seguintes elementos:
▪ Alunos das turmas dos 6º(B e D) e 8ºanos (F e G) e da Multideficiência
▪ Professores de Ciências Naturais, Professora de Educação Visual, Professores e Técnicos da Unidade de Multideficiência.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A construção desta árvore reforçou nos intervenientes a importância de se fazer a separação dos resíduos, alertando uma vez mais para os problemas do lixo no nosso planeta, nomeadamente nas sociedades desenvolvidas que usam e abusam do embalamento dos produtos, criando grandes desequilíbrios no planeta. Nunca é demais alertar para a necessidade de reduzir a utilização do plástico e de alertar para os problemas decorrentes da existência de grande quantidade de plástico nos oceanos e da presença de microplásticos na cadeia alimentar.
Esperamos que se continue a apostar na redução dos produtos embalados e se aposte e incentive a compra de alimentos a granel. Uma ação que deve ser solicitada tanto a quem produz como a quem consome.
Reduzir, reutilizar e reciclar são processos fundamentais para garantir que os problemas causados na natureza, pelas embalagens em geral e pelos plásticos em particular, não cresçam ainda mais.
Com esta atividade os alunos constataram também que apesar de existirem na escola ecopontos para a separação do lixo é necessário uma maior sensibilização para a sua utilização adequada. Sendo assim, a base da árvore foi construída “simbolizando” o ecoponto amarelo, com a intenção de reforçar a necessidade de se fazer a utilização correta deste e mostrar que os resíduos são reutilizáveis e transformáveis.
A árvore construída é representativa da recolha feita num curto espaço de tempo, ilustrando desta forma o lixo produzido na escola com embalagens da tetra pack equivalentes a um dia.
Tendo em atenção os aspetos enunciados anteriormente, os alunos ficaram satisfeitos com o resultado final.
As quatro turmas e a equipa de multideficiência empenharam-se na construção de uma única árvore representativa do seu gosto e enquadrada com as regras propostas para este passatempo.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small