Trabalhos 2023

Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Árvore de Natal no espaço escola:

Átrio do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Estrela de Natal, símbolos FSC e Tetrapak.

Pormenor da árvore:

Anjo.

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Memória descritiva 9ºK - Texto, imagens.
Memória descritiva 9ºK - Texto, imagens.
Memória descritiva 9ºK - Texto, imagens.

Memória descritiva:

Memória Descritiva do Projeto “ESTE ANO, A ÁRVORE DE NATAL É AMARELA!”
Antes de ser divulgado o projeto “ESTE ANO, A ÁRVORE DE NATAL É AMARELA!”, já a turma 9.º K do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas tinha demonstrado a intenção de criar enfeites alusivos à época natalícia, reutilizando diversos materiais para a decoração dos espaços da escola. Quando foi divulgado o projeto apoiado pelo programa Eco-escolas, apenas foi necessário adequar a estratégia delineada ao regulamento do projeto. Esta turma é uma turma de percurso curricular alternativo.
Intervenientes no projeto
Planificação e construção da árvore de Natal amarela: alunos e professores do conselho de turma do 9.º K; o sr. José (carpinteiro da escola); os serviços de jardinagem da Câmara Municipal de Lagos; o hipermercado Intermarché local; outros alunos e pessoal não docente da escola.
O Intermarché cedeu embalagens de sumos Compal de 1 l e de 0,33 l para a elaboração da decoração; o pessoal não docente do bar ajudou na recolha de embalagens vazias; os serviços de jardinagem da autarquia cederam folhagem de corte de podas de árvores dos jardins; o Sr. José, o carpinteiro da escola, juntamente com os alunos planificaram e construíram a estrutura da árvore de Natal com a reutilização de madeiras; os alunos, com a orientação dos professores do conselho de turma, idealizaram e construíram os enfeites.
Material utilizado
Na construção da árvore de Natal amarela foram utilizados os seguintes materiais: tampas de embalagens da Compal, caixas de cartão, embalagens da Compal, podas de árvores, pinhas, folhas secas do espaço envolvente à escola, restos de madeira, cola, agrafador, caril, argila branca, farinha, água e óleo de linhaça e diversas ferramentas.
Metodologia
Na turma do 9.º K é privilegiada a metodologia do trabalho de projeto, onde os alunos no decorrer do ano letivo são confrontados com diferentes desafios e tomam esses desafios como seus. Toda a turma se envolveu com trabalho, empenho, espírito de equipa e criatividade na resolução das dificuldades que vão surgindo no decorrer do processo. Numa das reuniões do conselho de turma surgiu a ideia de envolver os alunos na criação e construção de enfeites de Natal, reciclando materiais disponíveis na escola.
Os alunos começaram por idealizar a estrutura da árvore de Natal e, juntamente com o Sr. José, construíram-na.
Os alunos recolheram pacotes de Compal no bar da escola e o hipermercado local Intermarché gentilmente cedeu pacotes de sumo Compal (figura 3). Foi solicitada a colaboração de toda a comunidade escolar na recolha de embalagens Compal para a construção dos enfeites a colocar na árvore (figura 4). Os pacotes de sumo foram lavados e cortados (figura 5), de maneira a criar os enfeites.
Enfeites construídos pelos alunos: anjos, estrelas e cordão.
O tema escolhido foi a árvore de Natal amarela e, assim sendo, foi necessário pintar a nossa estrutura de madeira de amarelo. Como é um projeto Eco-escolas foi necessário fazer uma pesquisa sobre formas de colorir a madeira de forma mais ecológica. Foi testada uma receita em que se utilizou caril, farinha, argila branca, óleo de linhaça e água. A junção destes ingredientes resultou numa "tinta" de cor amarela que serviu para colorir a estrutura.
Depois de pintada a estrutura foram colocados os enfeites cordão, estrelas e bolas na árvore de Natal amarela.
Foi construído um presépio (figura 17) e dois cartazes, (figuras 15 e 16) a contextualizar a árvore de Natal amarela. Após o trabalho concluído chegou-se a um consenso, juntamente com a Direção, que o local mais adequado seria no átrio à entrada da escola (figura 18).
No final do desafio, os alunos referiram que gostaram bastante do produto final. As tarefas mais desafiadoras foram cortar e aparafusar a madeira e o facto de a árvore ter ficado com 4,10m de altura. As principais dificuldades surgiram na recolha dos pacotes de Compal no bar da escola, na lavagem e corte dos pacotes e, por último, na dobragem das embalagens TetraPak para a construção dos anjos. As principais ajudas foram do Sr. José, das auxiliares do bar, do hipermercado Intermarché, dos serviços de jardinagem da Câmara Municipal de Lagos, dos professores do conselho de turma e do diretor do Agrupamento. As aprendizagens que os alunos consideraram ter adquirido com esta atividade foram que as embalagens são para ser colocadas no ecoponto amarelo, ser possível fazer "tinta" ecológica e enfeites de Natal com embalagens.
Alunos e Conselho de turma do 9.º K da Escola Secundária Júlio Dantas

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small