Trabalhos 2023

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal "desconstruída" colada na porta da sala da educação inclusiva (F4) na ESRT.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Pormenor dos símbolos FSC e tetrapak nos pacotes usados como vaso (lateral da árvore).

Pormenor da árvore:

Pormenor da árvore desconstruída: o que queríamos simbolizar era a saída dos pacotes do ecoponto amarelo e sua transformação em árvore de natal.

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Colagem pelos alunos dos elementos decorativos da árvore desconstruída.
Pormenor da lavagem das embalagens pelos alunos.
Pormenor da abertura da embalagem pelos alunos.

Memória descritiva:

“ESTE ANO, A ÁRVORE DE NATAL É AMARELA!” - Participação na atividade promovida pela Tetra Pak e pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.
O projeto foi desenvolvido pelo Eco-Escolas em articulação com as professoras responsáveis pela Educação Inclusiva - Lurdes Vieira, Marta Brito e Helena Pereira - e nele participaram os 10 alunos abrangidos por medidas adicionais de suporte à aprendizagem a à inclusão da escola secundária de Rio Tinto e que frequentam o apoio tutorial individual onde, entre várias outras, treinam competências para a vida ativa. O nosso principal objetivo foi envolver os alunos na decoração de Natal do espaço escolar e, simultaneamente, sensibiliza-los para a importância da reciclagem enquanto comportamento fundamental do cidadão.
A primeira fase consistiu na identificação, recolha e lavagem das embalagens Tetra Pak da Compal no ecoponto amarelo existente no bar da escola e consumidas pelos alunos. A segunda fase consistiu na criação da árvore de Natal e dos seus enfeites de acordo com as regras pré-estabelecidas, relacionando sempre com a cor do ecoponto amarelo.
De uma maneira geral, o balanço foi positivo, os alunos foram bastante empenhados e participativos e a criação dos elementos foi propiciadora do desenvolvimento de competências no âmbito da expressão plástica das nossas crianças. Apesar das suas dificuldades motoras e cognitivas, estes alunos, abrangidos por medidas adicionais de suporte à aprendizagem a à inclusão, construíram, com gosto, os elementos decorativos sugestivos de Natal, depois da limpeza inicial das embalagens da Compal. O aspeto negativo, prendeu-se com dificuldade de conseguir uma estrutura em três dimensões, pelo que se optou pela disposição dos elementos sobre uma superfície plana. Acresce a este a necessidade de lavar e tratar as embalagens, processo que os alunos, dadas as suas características, não gostaram muito de realizar.
A participação nesta atividade revestiu-se de importância não só pelas suas potencialidades artísticas, mas também pela possibilidade de adoção de comportamentos de cidadania sustentável (reciclagem) enquanto comportamento fundamental para a defesa do ambiente e para a sua preservação. Especificando algumas das aprendizagens que o projeto proporcionou, referimos a consolidação do hábito de retirar o ar às embalagens (logo após a sua utilização), e a sua colocação no ecoponto amarelo (depois de retirada a palha que atuamente é de papel). As ações de lavagem e recorte foram também praticadas. A educação estética e o trabalho em grupo, propiciaram momentos interessantes, mobilizadores de aprendizagens transversais.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO
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