Trabalhos 2023

Centro Escolar de Arcos (Anadia)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Árvore de Natal no espaço escola:

Exposição da nossa Árvore de Natal Amarela no hall de entrada da escola.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Enfeites decorados com os símbolos FSC e TetrapaK

Pormenor da árvore:

Pormenor da árvore com alguns enfeites.

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Trabalho dos alunos na construção dos motivos natalícios
Construção de um anjo reutilizando diversos materiais
Trabalho dos alunos na construção dos motivos natalícios

Memória descritiva:

Este projeto foi divulgado a toda a escola. A turma do 2.ºB, composta por 24 alunos, sob a orientação do professor Carlos Moreira, resolveu abraçar este projeto.
Foi divulgado aos encarregados de educação, numa perspetiva de envolver as famílias na construção deste trabalho, simbolizando a união familiar e a relação da família com a escola. Conhecidas as regras e condições que norteiam este projeto, foram recolhendo as embalagens Tetrapak da Compal para que, em colaboração com os seus educandos elaborassem um objeto decorativo para colocar na nossa árvore amarela e que reutilizassem outros materiais para o efeito. Estes objetos decorativos (anjos, botas, árvores de natal, sinos, bolas, fitas, estrelas e corações) foram recortados a partir de moldes em cartolina, dobrados, colados, tendo reutilizado outros materiais como missangas, esferovite, paus de gelado, cartão, entre outros.
Na execução da própria árvore, foram usados caixotes de cartão amarelo para fazer de ramos de árvore. O tronco foi feito com cartão canelado reutilizado que foi enrolado num cabo de uma pá de limpeza da nossa escola e amarrado com arame reutilizado. Os artigos de decoração feitos pelos alunos, à base de pacotes Tetrapak da Compal, foram agrafados e/ou colados ao cartão amarelo da árvore.
Na aula foi trabalhada a simbologia associada às embalagens, bem como o porquê do uso deste tipo de embalagens em certos produtos/alimentos líquidos. Também foi trabalhada a separação deste tipo de resíduos, como são reciclados e em que poderão ser novamente usados.
Depois de tudo montado a árvore, com 150 cm de altura e 80 cm de largura de base, foi colocada no átrio da escola na exposição dos trabalhos de expressão plástica alusivos à época natalícia.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png