Trabalhos 2023

Escola EB1/JI Pólo do Conde 2 (Sesimbra)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Árvore de Natal no espaço escola:

Exposição da Árvore de Natal Amarela (Eco-Ponto da EB1/JI do Pólo do Conde 2)

Símbolos FSC e Tetrapak:

Perspetiva dos Símbolos FSC e Tetrapak presentes na árvore de Natal Amarela.

Pormenor da árvore:

Pormenor da árvore de Natal Amarela: embalagens tetrapak, embalagens da compal, tampas dos frascos da compal, e símbolo da reciclagem incorporado.

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Crianças a colocarem os potes 4.jpeg
Crianças a pintarem de amarelo a árvore 2.jpeg

Memória descritiva:

“Este Ano, a Árvore de Natal é Amarela!”
Enquadrado no Projeto “Arte a Reciclar” e articulando com o Programa Eco-Escolas, “Este Ano, a Árvore de Natal é Amarela!” foi um desafio que a turma C do 3.º ano, partindo do problema “O que eu posso fazer pelo Meio Ambiente? Porque é que pediram uma árvore amarela?” criaram uma árvore amarela com características que ajudem a manter o apelo à reciclagem e à proteção do meio ambiente.
Foram considerados os seguintes objetivos gerais:
- Manter a curiosidade.
- Estimular o desejo de conhecer.
- Fomentar a abertura ao mundo através das noções básicas de reciclagem, de responsabilidade ambiental e social.
- Envolver as crianças/ alunos na escolha, organização e planificação do seu trabalho.
- Fomentar:
. a aprendizagem em interação;
. a aprendizagem em colaboração / cooperação.
- Promover:
. a aprendizagem integrada (aquisições em contexto);
. a aprendizagem integral (integração vs domínios);
. a aprendizagem partilhada (partilhar conhecimentos, pensamentos e sentimentos sobre o mundo).
A implementação do projeto foi efetuada numa vertente de valorização da gestão, lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, adequada ao nível etário dos alunos, usando uma metodologia de Trabalho Projeto.
Este foi realizado por várias fases, tendo sido utilizada a metodologia de trabalho Projeto que centrou-se na resolução de problemas, partindo, de questões e/ou problemas reais, sentidos como verdadeiros problemas para aqueles que os vão tratar.
Numa primeira fase abordou-se o desafio “Uma árvore de Natal amarela?”, o que esta significa. Após esta primeira abordagem, os alunos verbalizaram as suas ideias e foi construído um esquema que permitisse a visualização das mesmas.
Procedeu-se à recolha do material (cartão, embalagens da marca compal, tintas, colas, etc) e à construção da árvore.
No final, foi realizada uma exposição da árvore de natal amarela, no espaço do Eco Ponto da Escola, para que a Comunidade Educativa apreciasse a criatividade e imaginação dos alunos.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small