Trabalhos 2023

Colégio de São Gonçalo de Amarante - Escola Católica (Amarante)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal apresentada na Biblioteca Escolar, espaço amplamente visitado alunos e por muitos outros elementos da comunidade educativa.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Os símbolos FSC, Tetra Pak e Eco-Escolas foram aplicados na árvore de Natal como se fossem bolas decorativas. Esses elementos chamavam a atenção aos alunos que iam aprendendo sobre seu significado e importância ao nível da responsabilidade ambiental.

Pormenor da árvore:

O presépio ternurento feito com três embalagens Compal, assume particular importância dado que se trata de uma escola de confissão católica, cujos valores católicos integram e sustentam a projeto educativo.

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Balde de recolha de embalagens Compal-Tetra Pak. A recolha foi feita junto ao bar da escola e a campanha de recolha de embalagens divulgada junto da comunidade educativa.
Recorte de embalagens Compal-Tetra Pak em forma de escama para posterior preenchimento da estrutura da Árvore de Natal.
Montagem dos recortes das embalagens em formato de escama com recurso a furador e cordel.

Memória descritiva:

TUBOS VERDES DE CARTÃO
Os três tubos verdes de cartão que sustentavam a estrutura da Árvore de Natal foram doados por uma empresa têxtil local. A confeção têxtil é uma parte representativa do tecido empresarial em Amarante e os tubos onde se enrolam os tecidos (tubos verdes de cartão) constituem muitas vezes um desperdício. Neste caso acabaram por ser um resíduo reutilizado para a construção de uma estrutura piramidal estável.
BALDE DE RECOLHA DE EMBALAGENS - Compal - Tetra Pak
Ao longo de cerca de três semanas foram recolhidas embalagens Compal - Tetra Pak junto ao bar da escola, zona muito frequentada por alunos e onde se consomem estes produtos com bastante frequência. Para que a campanha de recolha de embalagens tivesse sucesso, os alunos construíram um grande balde em cartão reutilizado de outras atividades escolares. O grande cilindro de cartão foi pintado e decorado pelos alunos com elementos fiéis à identidade gráfica da marca Compal. Todo o recipiente era feito apenas de cartão.
EMBALAGENS CORTADAS EM ESCAMA
Foi feita uma campanha de recolha de embalagens Compal - Tetra Pak de dois tamanhos (33cl e 20cl). Depois de devidamente higienizadas, as faces maiores das embalagens foram recortadas em formato de escama e uma das faces foi furada com furador. A forma de escama dá estabilidade à aplicação das embalagens e simula o efeito das telhas num telhado. O facto de serem furadas permitiu que fossem aplicadas na árvore com um cordel, de modo a evitar o uso de cola. As embalagens ficaram todas voltadas para o mesmo lado de forma a evidenciar a marca Compal de um dos lados e a manter o tom prateado do alumínio das embalagens do lado oposto.
CORDEL
Havia na escola uma grande quantidade de cordel que tinha sido usado em exposições de trabalhos anteriores. A abundância deste material não poderia ser desperdiçada. Uma vez que havia uma aluna escuteira, utilizou-se o know-How da aluna (no que toca à execução de nós) para amarrar as embalagens e, de certa forma, decorar a árvore de natal de forma mais rústica. Desta forma reutilizou-se um material, reforçou-se a competência de uma aluna e evitou-se o uso de cola. Foi muito enriquecedor para os restantes alunos envolvidos na construção da árvore que rapidamente começaram a ter curiosidade e a aprender técnicas de nós com cordel.
MUSGO
O musgo foi apanhado pelos alunos nas zonas envolventes das suas habitações, juntamente com a ajuda de familiares. O musgo (briófita sensível à poluição) dá realce à criação do presépio de modo mais tradicional, mas por outro lado enquadra-se muito bem com a imagem da marca Compal, cujo slogan é “Compal. É mesmo Natural”. Utiliza-se assim um material orgânico, abundante na nossa região e completamente biodegradável.
ESTRELAS
As estrelas, maior e menor, colocadas, respetivamente, no topo da árvore e em suspensão sob o presépio, foram criadas com embalagens Compal - Tetra Pak de 1L. As duas estrelas foram construídas pelos alunos durante as aulas de Educação Visual recorrendo a duas técnicas diferentes. Ambas foram pintadas com recurso a misturas de restos de tintas de guache que existiam nas instalações da escola.
PRESÉPIO
O presépio enquadra-se no centro da árvore como elemento principal, dando à estrutura piramidal da Árvore de Natal um aspeto de cabana. O presépio inclui três embalagens Compal - Tetra Pak (duas de 1L e uma de 33cl). As embalagens foram envolvidas com restos de tecidos trazidos pelos alunos e adornadas com elementos de arame a simular pequenas auréolas e uma bengala.
As criações que os alunos tinham feito em cartão para decorar o BALDE DE RECOLHA DE EMBALAGENS também foram (posteriormente) integradas no presépio, como representação dos Reis Magos e Pastores.
ELEMENTOS DECORATIVOS DA ÁRVORE
Na parte exterior da estrutura em pirâmide eram visíveis as escamas feitas com as embalagens e a criarem um efeito de telhado. Algumas escamas ficaram com o tom prateado original do interior das embalagens Compal - Tetra Pak, enquanto que outras foram pintadas de amarelo em alusão ao concurso “Este Ano, a Árvore de Natal é Amarela!” e, obviamente, indo ao encontro da ideia central de separação de embalagens no ecoponto amarelo. Os símbolos ou logotipos Compal, FSC, Tetra Pak e Eco- Escolas foram aplicados na árvore com o formato de bolas e estrelas decorativas. Também estes símbolos foram pendurados com cordel, remetendo para a aplicação de elementos decorativos tradicionais em qualquer Árvore de Natal.
PROCESSO DE FINALIZAÇÃO
No final dos trabalhos, os alunos estavam muito orgulhosos da sua obra e felizes por terem conseguido concretizar um produto idealizado com o contributo de todos. Muitos alunos queriam tirar fotografias ao lado da “Árvore de Natal Amarela”. Para além de terem aprendido sobre a política de sustentabilidade das entidades Compal, FSC e Tetra Pak, os alunos desenvolveram a consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável. Foram ainda consolidadas competências de relacionamento interpessoal, pensamento crítico e criativo, desenvolvimento pessoal / autonomia e sensibilidade estética e artística.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small