Trabalhos 2023

Escola EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara (Praia da Vitória)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Árvore de Natal no espaço escola:

Os 3Rs ao Encontro da Tradição

Símbolos FSC e Tetrapak:

Para criar a nossa árvore amarela,<br/>Escolhemos uma “Burra de Milho”.<br/>Usamos Tetra Pak da Compal nela,<br/>Combinando tradição e 3R com brilho!

Pormenor da árvore:

Inspirados pela tradição, usou-se restos de madeira, embalagens Tetra Pak e FSC da Compal e moldes para contruir a árvore amarela.

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Os alunos trouxeram embalabens Tetra Pak e FSC da Compal e utilizaram moldes para criar os elementos decorativos para a árvore.
A árvore teve a sua localização à entrada da escola, na parte do Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Com restos de madeira, gentilmente oferecida por um encarregado de educação, os alunos elaboraram na aula de Educação Visual e Tecnológica, a estrutura da árvore com base nas tradicionais "Burras de Milho"

Memória descritiva:

Para criar a nossa árvore amarela,
Escolhemos uma “Burra de Milho”.
Usamos Tetra Pak da Compal nela,
Combinando tradição e 3R com brilho!
Com restos de madeira, gentilmente oferecida por um encarregado de educação, embalagens Tetra Pak e FSC da Compal, assistentes operacionais, professores e alunos meteram mãos à obra na contrução desta árvore de Natal.
Com a madeira deu-se corpo à "Burra de Milho", outrora característica da paisagem rural da ilha Terceira. Nas "Burras de Milho" era pendurado o milho que alimentaria os animais e as pessoas. O milho era o cereal que constituía o "pão nosso de cada dia" das gentes açorianas. Atualmente, é raro encontrar-se uma "Burra de Milho".
A "Burra de Milho" era construída em madeira e tinha uma estrutura que nos faz lembrar uma árvore e em vez do milho resolveu-se pendurar decorações de Natal, utilizando embalagens Tetra Pak e FSC da Compal.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small